A Cidadela do Cairo é uma parada natural de qualquer roteiro feito na capital do Egito. Os motivos são vários: além de ser um lugar de importância histórica, abriga várias construções de interesse turístico e ainda oferece uma vista privilegiada da cidade.
O local foi construído no século XII a pedido do sultão Salah El Din Al-Ayyubi, também conhecido como Saladino, com o objetivo de proteger o território das cruzadas europeias. Não por acaso, ela é também conhecida como Cidadela de Saladino.
Com o decorrer dos anos, esta fortaleza se tornou o lugar de residência da família real e suas ruas antigas foram sendo ocupadas por importantes construções que hoje valem a visita. Conheça a seguir quatro delas:
A mesquita leva esse nome porque foi construída a pedido do sultão Hassan no século XIV. Quem imagina que somente as pirâmides são as únicas construções impressionantes no Egito deve se preparar para o poder impactante da mesquita: ela tem cerca de 8.000 metros quadrados, 35 metros de altura e vários minaretes, tendo o mais alto deles 68 metros de altura.
Outra obra imponente é a Mesquita de Ibn Tulun, a mais antiga da Cidadela do Cairo. Sua construção data do século IX, mais precisamente entre 876 e 879. Ela leva o nome de Ahmad Ibn Tulun, escravo turco que conseguiu chegar ao poder. O minarete e o pátio interno são alguns dos destaques da mesquita.
Construção mais recente, realizada entre 1869 e 1912, a Mesquita de Al Rifa’i fica localizada bem próxima da Mesquita de Saladino. Tem mais de 1.700 metros quadrados e é dividida em duas grandes áreas: uma parte destinada às orações, em que se destacam os tapetes usados no ambiente, e uma parte que abriga túmulos de membros da família real; por essa razão, ela também é conhecida como Mesquita Real.
O Palácio Gawhara é uma construção que data de 1814 e tem arquitetura que mescla estilo otomano e europeu. É uma ótima oportunidade de conhecer o cenário onde eram tomadas decisões do governo de Mohammed Ali, como é o caso da sala principal, local de encontro dos poderosos. Hoje o palácio também é um museu onde estão exibidos móveis, pinturas e trajes.
Um roteiro pelo Egito certamente inclui uma visita atenciosa a cada um desses quatro lugares da Cidadela do Cairo que ajudam a contar a história da cidade ao longo de dez séculos.
Quer ajuda para montar o seu roteiro de viagem no Cairo? Converse com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a planejar uma experiência incrível.