A Igreja de São Sérgio e Baco, no Cairo, é um local de visitação de grande importância para cristãos. Segundo a fé cristã, ela ocupa o lugar onde a Sagrada Família teria se escondido em sua fuga para o Egito.
Mais que isso, a igreja é também uma das mais importantes para a comunidade copta, que representa a população cristã no Egito e é um dos principais grupos etno-religiosos do país.
Continue a leitura para saber mais sobre o local e sua história.
Também conhecida como Abu Serga, a Igreja de São Sérgio e Baco data do século IV e está localizada no Cairo, mais precisamente em Cairo Copta, região do Cairo Antigo que abriga vários locais históricos, como a Fortaleza da Babilônia e várias igrejas. No passado, a região serviu como fortaleza do cristianismo no Egito.
É uma das igrejas mais antigas erguidas pelos coptas, a população cristã do Egito (copta significa “cristão egípcio”), que representa hoje a maior comunidade cristã no Oriente Médio.
Porém, acredita-se que a história da Abu Serga tenha começado séculos antes. Segundo a história cristã, foi no local onde mais tarde seria erguida a Igreja de São Sérgio e Baco que a Sagrada Família se escondeu.
No episódio que é conhecido como Fuga Para o Egito e foi descrito no Evangelho de Mateus, Maria e José fugiram com Jesus ainda recém-nascido para o país depois de ficarem sabendo que o rei Herodes tinha o plano de matar todos os recém-nascidos da região.
Acredita-se que o local onde hoje está a igreja tenha servido de abrigo para a família em seus últimos dias no Egito. Além disso, durante o período de fuga, José também teria trabalhado na construção da Fortaleza da Babilônia, que fica na mesma região da Igreja de São Sérgio e Baco.
Além da importância para a história do cristianismo, a igreja também tem papel central na trajetória dos coptas, já que muitos de seus líderes religiosos foram eleitos nela. Já Sérgio e Baco, que dão nome ao local, foram soldados cristãos romanos considerados santos e mártires que viveram no século IV, período de construção da igreja.
O local exato onde Jesus, Maria e José teriam se escondido está localizado na parte subterrânea do santuário. É uma cripta de 10 metros de profundidade. Devido a essa localização, eventualmente ela corre risco de inundação quando os níveis do rio Nilo estão mais altos.
A igreja está aberta à visitação diariamente e sempre no dia 1º de junho é celebrada uma missa para relembrar a época em que a Sagrada Família teria se refugiado no santuário.
A visita à Igreja de São Sérgio e Baco é bastante comum em roteiros do Velho Cairo. Converse com a nossa equipe e saiba como incluir este passeio na sua viagem com guias preparados e profissionais.