A experiência de compras faz parte do roteiro de qualquer viagem, mas poucos lugares oferecem uma vivência tão única quanto uma visita ao Grand Bazaar em Istambul, na Turquia. Os motivos para isso são vários: a história que atravessa os séculos, as milhares de lojas (sim, milhares!), a arquitetura, a vasta área ocupada.
Continue a leitura para fazer uma viagem a um dos maiores e mais antigos mercados do mundo e se encante com a história do Grand Bazaar.
Há muitas maneiras de descrever o Grand Bazaar para que se entenda o que ele de fato é. A maneira mais simples é dizer que ele se assemelha a um grande shopping. Inclusive, ele pode ser considerado um dos primeiros shoppings da história no mundo todo. Mas isso ainda é pouco para sua dimensão real.
Pense, então, em um grande conjunto de shoppings no mesmo lugar. Agora estamos mais perto de visualizar o que o Grand Bazaar é: um complexo de vários mercados agrupados, parte deles coberta e outra parte ao ar livre localizada no bairro histórico de Eminönü, no distrito de Fatih, em Istambul.
A área total ocupada por ele é de 110.000 metros quadrados, o equivalente a 13 campos de futebol. Nesse espaço estão distribuídas mais de 3.000 lojas organizadas em setores ao longo de 65 ruas.
Um projeto tão grandioso assim não nasce do dia para a noite, por isso não surpreende que a história do Grand Bazaar tenha começado em 1455, quando teve início sua construção. A conclusão da obra foi só em 1730.
O propósito do mercado explica por que ele atravessou séculos sendo erguido e a sua dimensão: ele foi pensado para ser um mecanismo gigante que fosse capaz de manter a economia do Império Otomano viva, organizada e em desenvolvimento. Como não poderia ser diferente, a beleza da arquitetura turca está expressa no mercado, com suas cúpulas, colunas e azulejaria.
Ao longo de sua história, resistiu a terremotos, incêndios e até mesmo ao fim do Império, para se tornar hoje uma atração visitada por pelo menos 250.000 pessoas do mundo todo diariamente.
Com mais de três mil lojas, é provável que você encontre praticamente tudo no Grand Bazaar. Muitas lojas estão agrupadas por segmentos, o que facilita a organização. Só para exemplificar, estes são alguns dos produtos que você pode encontrar no mercado: