Os arranha-céus espelhados, os estádios de futebol futuristas da última Copa do Mundo e o posto de um dos países mais ricos do mundo projetam a imagem de uma nação ultramoderna. Ao mesmo tempo, quando recorremos ao passado para entender como surgiu o Catar, percorremos vários milênios da história da humanidade.
Dá pré-história à era dos grandes impérios, passando por sua independência, o país do Oriente Médio tem uma longa história. Continue a leitura para fazer essa viagem no tempo e saber mais sobre esse pequeno país na Península Arábica, no Golfo Pérsico.
Estima-se que a região onde hoje é o Catar começou a ser habitada há 50.000 anos, com base em ferramentas características da Idade da Pedra encontradas no local. Sabe-se também que, por muitos séculos, tribos beduínas nômades habitaram a região.
No século VIII, devido à posição estratégica no Golfo Pérsico, a negociação de pérolas com países asiáticos começou a ganhar bastante importância na região. Esta seria uma importante atividade econômica no Catar por vários séculos.
Mais tarde, o país passaria a viver sob o domínio de dois grandes impérios. Primeiro, no século XIX, sob o Império Otomano, e depois, no século XX, sob o Império Britânico.
Tudo começaria a atingir um ponto de virada determinante nos anos 1950. Ainda sob influência britânica, a descoberta do petróleo gerou lucros que financiaram a expansão do Catar. Paralelamente, crescia a pressão para a retirada britânica.
Em 1971, finalmente o Catar conquistou sua independência. A segunda metade do século XX também representou, para a história do país, um rápido desenvolvimento impulsionado pelas reservas de petróleo e gás natural. O resultado hoje é um dos maiores PIB per capita do mundo e um alto padrão de vida, com um ótimo índice de desenvolvimento humano.
Momentos decisivos dessa guinada econômica foram a tomada de controle de todas as operações de petróleo do país pela Qatar General Petroleum Corporation em 1974 e a descoberta, em 1976, do depósito de gás natural do Campo Norte, à época o maior do mundo.
Doha e sua arquitetura futurista são o cartão-postal que vem à mente quando falamos do Catar, e de fato é impossível não destacar a capital na hora de conhecer o país.
Ao lado dela, podemos citar também Al Khor, cidade conhecida pelas praias, manguezais e a produção de pérolas que foi tão importante na história do país, e também Al Wakrah, cidade histórica que preserva a herança arquitetônica do Catar.
Planeja conhecer de perto o Catar e toda sua rica história? Converse agora com a equipe da Inspire. Somos especialistas em Oriente Médio e podemos te ajudar a preparar toda sua viagem para esse destino que é destaque no mundo hoje. Também temos condições especiais para o seu aéreo.